Página Inicial > Habitação > Lares: Morar e Viver em Uberlândia > Alto Padrão no Rocha e Silva
Alto padrão
no Rocha
e Silva
Alto padrão
no Rocha
e Silva
Por Layla Tavares | 29/1/2015
Em uma das áreas mais antigas de Uberlândia, no endereço que antes da emancipação da cidade era conhecido como Rua do Pasto, está localizado o imponente Rocha e Silva. O prédio, construído na rua 15 de Novembro, bairro Fundinho, tem 26 apartamentos - um em cada andar. Durante os anos em que ainda não havia em Uberlândia os condomínios horizontais, para onde grande parte das famílias de maior poder aquisitivo se mudaram, o Rocha e Silva era o ícone dos imóveis de alto padrão da cidade. Apesar de já existirem outros edifícios similares pela região central, o prédio ainda chama a atenção – além da altura, de aproximadamente 100 m, tem dois lados cercados por árvores, algo raro nos demais empreendimentos.
Entre os admiradores do edifício Rocha e Silva está o morador de um dos andares mais altos. Marcos* vive no prédio com a família há mais de 10 anos e não acredita que vá se mudar algum dia. Ele conta que encontrou o imóvel adequado ao seu estilo de vida.
Cada apartamento do Rocha e Silva ocupa um andar do prédio
A cinco minutos do trabalho, próximo de bons restaurantes, supermercados e vias que permitem o fácil acesso a diversas regiões de Uberlândia. É assim que Marcos enumera algumas das vantagens de se morar no edifício Rocha e Silva, especialmente para quem faz questão de manter os almoços diários com a família.
Nascido no interior de São Paulo, ele chegou a Uberlândia há 28 anos. A opção por morar em apartamento foi uma questão de segurança, mesmo antes de se mudar para o Rocha e Silva. “Eu sempre viajei muito a trabalho e para estudar. Estava fora da cidade com frequência e não achava seguro deixar minha esposa sozinha em uma casa.”
Moradores do Rocha e Silva têm vista privilegiada de Uberlândia
A sacada é uma das áreas mais utilizadas pela família
A admiração pelo projeto do prédio onde mora atualmente com a mulher e a filha adolescente também colaborou para a escolha do imóvel. “O projeto é muito bom, o apartamento é fresco e não precisamos instalar ar condicionado. Não temos problemas com acústica e a convivência entre os vizinhos é tranquila. São praticamente os mesmos moradores desde que me mudei”, afirma Marcos.
O apartamento, cuidadosamente decorado, tem aproximadamente 450 m² de área interna e ocupa todo o andar. Conta com quatro suítes, sala de estar, sala de televisão, sala de jantar, copa, cozinha, dependência para funcionário e uma sacada que proporciona ampla vista da cidade. O cômodo mais utilizado pela família é a sala de TV, onde costumam se reunir à noite. “Mas todos os cômodos são bons, nosso quarto é muito gostoso e sempre estamos também na sacada.” E não há bagunça visível na casa de Marcos. “Somos bastante organizados. Esse é um hábito que mantive da casa dos meus pais.”
Fundinho
2.732 habitantes
0,38
km²
Fonte: IBGE 2010
Área
Residências
População
1.259
Nas áreas sociais do condomínio, a academia e a sauna são as mais utilizadas por Marcos e a família. Há ainda um salão de festas, churrasqueira, piscinas, salão de jogos, além de uma área externa sombreada por árvores altas e ornamentada por uma fonte com peixes.
Do alto de seu apartamento, Marcos consegue notar que algumas coisas mudaram no entorno - o trânsito aumentou, as casas tradicionais foram dando lugar aos estabelecimentos comerciais e novos empreendimentos foram sendo erguidos. “Mas acredito que privacidade que temos aqui no Rocha e Silva ainda se mantem. Ao nosso lado e na nossa frente é pouco provável que se construam novos prédios.”
* Marcos é um nome fictício.
A identidade do entrevistado foi preservada.
Navegue pelo mapa de Uberlândia para conhecer outros lares
Publicidade